Dúvidas freqüentes
O uso de medicamentos pode interferir em exames laboratoriais?
Sim. Portanto, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando deve ser informado. Caberá ao médico do paciente orientá-lo quanto à possibilidade de suspender ou não a medicação para a realização do exame.
Exame de sangue deve ser sempre em jejum? Nem todos. Portanto, siga sempre as recomendações relativas ao exame solicitado.
A água quebra o jejum? Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina e mesmo em alguns exames de sangue.
Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Sim, especialmente o de triglicérides, frações do colesterol e vitamina E. O ideal é, antes de fazer o exame, ficar 24 horas sem ingerir bebidas alcoólicas.
Pode-se fumar antes de fazer um exame? Não se deve fumar, particularmente nos dias de exames de curva glicêmica.
A ingestão de vitaminas pode interferir nos exames? Sim, especialmente nas dosagens de vitaminas C e E. Consulte seu médico quanto à necessidade de suspender a ingestão de vitaminas.
Menstruação interfere nos exames? Sim, no exame de urina, por exemplo. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Caso seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se cuidados de antisepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar a mistura de sangue com a urina.
Por que se recomenda que os exames de hormônio sejam realizados conforme o ciclo menstrual? Não são todos, apenas aqueles que sofrem variação conforme o dia do ciclo, tais como LH, FSH, estradiol e progesterona. Para a realização destes exames é necessário informar o primeiro dia do último ciclo menstrual.
Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame de urina?
Para diagnóstico de infecção urinária, solicita-se desprezar o primeiro jato de urina, uma vez que este pode conter células, microorganismos e/ou secreções que podem estar presentes na uretra e interferir nos resultados.
A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
Sim, principalmente no de triglicérides. Em caso de dúvida, peça orientação ao laboratório ou a seu médico antes de fazer o exame.
Sangue
Alguns exames de sangue precisam de jejum obrigatoriamente, para outros o jejum é apenas desejável. É indispensável para o laboratório saber quais os medicamentos que o paciente faz uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado de exames laboratoriais. Por isso, tenha sempre em mãos os nomes dos medicamentos que você utiliza. Veja a lista abaixo para descobrir se para o exame de sangue que você precisa fazer é necessário algum pré-requisito.
Jejum de 12 horas
Colesterol total e Frações
Triglicérides
Jejum mínimo de 8 horas
Glicose
Vitamina B12
Ácido Fólico
Ferro
Imunoglobulinas IgA, IgG, IgE, IgM
Insulina
Repouso de 40 minutos
Prolactina
Dosagens seriadas (basal e 120 minutos após refeição ou ingestão de açúcares)
Curva glicêmica
Glicose pós prandial
Insulina pós prandial
Urina
Veja orientações de coleta de acordo com o exame a ser realizado.
Fezes
Veja orientações de coleta de acordo com o exame a ser realizado.
Esperma
Veja orientações de coleta de acordo com o exame a ser realizado.
Líquor (Líquido céfalo-raquidiano)
- A coleta é realizada somente por profissional médico habilitado.
- Deve ser feita antes que seja instituída terapia antimicrobiana.
- O líquor deve ser coletado em um frasco estéril.
- Identifique o frasco estéril: nome completo do paciente, idade e sexo, a Unidade em que o paciente está internado, horário exato da coleta e os exames a serem realizados.
- É necessário no mínimo 5 mL de amostra. Preferencialmente, aliquote a amostra em dois frascos separados.
Secreção uretral masculina
Recomendações gerais que devem ser transmitidas ao paciente.
- Não manter relações sexuais nas 24 horas que antecedem a coleta.
- A amostra ideal é aquela coletada pela manhã antes de urinar.
- Quando não for possível coletar a amostra ideal, o paciente deve ficar sem urinar no mínimo por 3 (três) horas antes da coleta.
- Antes da coleta, o paciente não deve estar em tratamento com antimicrobianos de uso tópico ou sistêmico.
- Quando o paciente estiver fazendo uso de antimicrobianos, o tratamento deve ser interrompido durante 7 dias e após poderá ser realizada a coleta.
Secreções genitais femininas
Recomendações gerais que devem ser transmitidas à paciente.
- Não efetuar a coleta durante a menstruação. É necessário aguardar pelo menos 3 dias após o término da menstruação.
- Quando a paciente estiver usando óvulos, lubrificantes ou cremes vaginais, aguardar pelo menos dois dias após a interrupção ou término do tratamento para fazer a coleta.
- Não manter relações sexuais nas 24 horas que antecedem a coleta.
- Quando a paciente estiver fazendo uso de antimicrobianos, o tratamento deve ser interrompido durante 7 dias e após poderá ser realizada a coleta.
- No caso da coleta de secreção uretral, a paciente deve ficar sem urinar pelo menos 3 (três) horas antes da coleta.
Exame: Triglicérides
Amostra: sangue
Os triglicérides são um tipo de gordura proveniente da nossa dieta habitual. Preparo do paciente para a realização do exame.
- Não recomendamos realizar a coleta deste exame após alimentação rica em gorduras ou ingestão de bebidas alcoólicas.
- Se for fazer a coleta na segunda-feira, no fim de semana que antecede à coleta evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.
- O jejum deve ser obrigatoriamente de 12 horas. Após períodos de jejum mais prolongados que 12 horas, os triglicerídeos do sangue aumentam como mecanismo de defesa e seu resultado ficará alterado.

Exame: Hemocultura
Amostra: sangue
- Amostra ideal
- A amostra ideal é aquela coletada 30 minutos antes do pico febril. Nesta fase existe uma quantidade maior de bactérias circulando.
- Número de amostras: coletar sempre duas amostras.
- Para pacientes acima de 12 anos e adultos: utilize um frasco de anaerobiose e outro de aerobiose.
- Para crianças abaixo de 12 anos: utilize dois frascos pediátricos.
- Intervalo entre as amostras
- Bacteremias, endocardites, ou febre de origem desconhecida: o intervalo entre as amostras deve ser no mínimo de 45 minutos.
- Septicemias, doenças como meningite, pneumonia ou osteomielite: coletar os dois frascos (anaerobiose e aerobiose), em braços diferentes, sem intervalo entre as amostras.
Observações:
- Caso haja necessidade de intervalo entre a coleta das amostras, anote o mesmo na requisição.
- Caso o paciente esteja sob terapia antimicrobiana, anote também o nome do(s) fármaco(s) e há quanto tempo a terapia foi instituída.
Exame: Parcial de urina coletado por sonda vesical
Amostra: urina
A sonda deve ser utilizada somente em pacientes adultos dos quais não é possível obter urina coletada do jato médio da urina. As amostras de pontas da sonda de Foley são inadequadas para cultura de urina, pois ficam invariavelmente contaminadas com microrganismos da uretra.
Exame: Espermocultura
Amostra: esperma
- Para a realização do exame é necessário 24 horas de abstinência sexual.
- Proceda a limpeza das mãos e do pênis com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio. Enxaguar abundantemente. Em seguida, secar as mãos e o pênis cuidadosamente com toalha limpa e seca ou papel higiênico.
- Colher o esperma por masturbação, diretamente em frasco esterilizado de boca larga, fornecido pelo laboratório.
Observação: Se no mesmo pedido da espermocultura houver pedido de exame de cultura de urina (1º jato ou jato médio), colher sempre a urina primeiro.
Exame: Espermograma
Amostra: esperma
- É preciso abstinência sexual de três dias.
- Colher o esperma por masturbação, diretamente em frasco esterilizado de boca larga.
- O esperma deverá estar no laboratório em até 30 minutos após a coleta, no máximo.
Exame: Pesquisa de Sangue Oculto
Amostra: Fezes
Colher uma pequena quantidade (meio pote no máximo) de fezes. Para este exame é necessária uma dieta especial por três dias antes da coleta. (Veja na seção material científico o teste PSO sem dieta, que elimina a necessidade desta dieta anterior à realização do exame).
A dieta deve ser seguida rigorosamente.
Durante os três dias de dieta, não é permitida a ingestão dos seguintes alimentos:
- Carnes vermelhas e derivados
- Verduras: nabo, brócolis, couve-flor, rabanete, beterraba, alcachofra, broto de feijão, cogumelos.
- Frutas: banana, laranja, limão, abacaxi, acerola, morango, maçã ou uva.
- Alimentos a base de fibras.
No quarto dia, colher toda a primeira evacuação da manhã e trazer ao laboratório imediatamente.
Importante:
- Evite a contaminação das fezes por urina, água, gordura ou outro elemento.
- Não use laxantes para a obtenção de fezes.
- Interromper a ingestão de bebidas alcoólicas ou gasosas.
- Não fazes o exame durante o período menstrual.
- Informar se está em fase de processo hemorrágico doloroso sangramento.
- Evitar o uso de medicamentos abaixo relacionados, já que são interferentes no exame.
Medicamentos que contenham:
- vitamina C (ácido ascórbico)
- ácido acetilsalicílico (AAS, aspirina, Doril, Melhoral, Sonrisal, etc)
- sais de ferro (Combiron, Iberin, sulfato ferroso, Novofer, Rubroton, etc)
Exame: Coprocultura
Amostra: fezes
- Para este exame são necessárias fezes recentes.
- Colher uma porção de fezes, meio pote no máximo, com muco, pus ou sangue (se houver), diarréicas ou sólidas.
- Encaminhar o frasco imediatamente ao laboratório. Esta amostra não pode ser conservada em geladeira.
Exame: Parasitológico de Fezes com conservante MIF
Amostra: fezes
- Colher uma pequena quantidade de fezes no pote fornecido pelo laboratório, que contém um conservante alaranjado.
- Caso sejam solicitadas três amostras de fezes, colher uma pequena porção de fezes a cada dia, durante três dias consecutivos.
- As fezes não podem ultrapassar o volume do líquido conservante.
- Encaminhar o material ao laboratório.
- Esta amostra não precisa ser conservada em geladeira.
ATENÇÃO: A solução conservante é tóxica (não ingerir!).
Exame: Antibiograma de urina
Exame: Parcial de urina
Exame: Urocultura
Amostra: Jato médio da Urina
Volume ideal: 30 a 40 mL.
Atenção
- Quando não for possível coletar o volume ideal, deve-se coletar pelo menos 10 mL de urina.
- Não sendo possível coletar a primeira urina da manhã, o paciente deve permanecer pelo menos 3 horas sem urinar antes da coleta.
- No caso de incontinência urinária ou cistite nas quais não é possível aguardar 3 horas sem urinar, a urina deve ser coletada com volume mínimo de 10 mL e o laboratório deve ser informado do intervalo que o paciente ficou sem urinar.
- A amostra, quando não for entregue imediatamente ao laboratório, deve ser mantida em geladeira (entre 4 e 10oC) e entregue em até 24 horas após a coleta. Após 24 horas, a amostra não será mais aceita. É necessário retirar um novo pote no laboratório e realizar uma nova coleta.
- Pacientes do sexo feminino não devem efetuar a coleta se estiverem menstruadas. Se for um caso urgente, a paciente deve ser orientada a utilizar absorvente interno (OB®, Tampax®) durante a coleta e proceder à higiene normalmente.
Exame: Parcial de urina com coletor infantil
Exame: Urocultura com coletor infantil
Amostra: urina
- O saco plástico coletor é fornecido pelas unidades de coleta do Laboratório Verner Willrich, e deve ser colocado no bebê na própria unidade, com auxílio da técnica em enfermagem.
- Deve ser feita uma higiene prévia no bebê, com água e gaze, antes de colocar o coletor.
- Caso não haja micção, trocar o saco coletor a cada 30 minutos, repetindo sempre a limpeza com água e gaze.
- Quando o paciente usar fralda, deixe-a frouxa para que não haja vazamento do saco coletor.
- Fechar o saco coletor após a coleta.
- Colar a etiqueta no saco coletor.
Exame: A fresco
Exame: Chlamidia
Exame: Cultura
Exame: Trichomonas
Exame: Ureaplasma e Micoplasma
Observação: Os exames de Ureaplasma e Micoplasma devem ser colhidos diretamente no laboratório, preferencialmente perto das 9h da manhã.
Amostra: primeiro jato urinário
É um material indicado para a pesquisa de microrganismos causadores de uretrites.
- Volume: aproximadamente 10 mL da primeira porção da urina em frasco estéril.
- Obrigatoriamente a primeira urina da manhã. O intervalo mínimo sem urinar é de 3 horas.
- Mulheres não devem efetuar a coleta se estiverem menstruadas.
- Não manter relação sexual no mínimo 24 horas antes da coleta.
Exame: Cultura para germes comuns
Exame: Pesquisa de Bacilo de KOCH ou BK (pesquisa de BAAR – bacilos álcool ácido resistentes)
Neste caso, deve haver um menu para cada exame com o mesmo conteúdo.
Amostra: Escarro
- Colher pela manhã.
- Lavar bem a boca, eliminando toda a saliva (não usar creme dental).
- Inspirar profundamente e reter o ar nos pulmões.
- Lançar para fora com esforço de tosse.
- Coletar em frasco estéril.
Levar imediatamente ao laboratório. Se necessário armazenar, faça-o em geladeira, protegendo a amostra da luz solar, por no máximo 12 horas.
Exame: Bacterioscopia de fezes
Exame: Coprológico funcional
Exame: Parasitológico de fezes
Exame: Pesquisa de gordura fecal
Exame: Pesquisa de leucócitos
Exame: Pesquisa de substâncias redutoras nas fezes
Exame: PH fecal
Neste caso deve haver um menu para cada exame com o mesmo conteúdo
Amostra: fezes
- Colher uma pequena quantidade (meio pote no máximo) de fezes. No caso de fezes diarréicas, faça a coleta diretamente no frasco. Para a coleta de fezes normais, use um pinico ou jornal e em seguida transfira o material para o frasco. Evite colher amostras fecais contidas nas roupas do paciente, na superfície da cama ou diretamente do vaso sanitário.
- Encaminhar o frasco ao laboratório imediatamente. Caso não seja possível, conservar o material em geladeira por no máximo 24 horas.
- No caso de crianças com dificuldade na coleta, o material pode ser enviado na própria fralda (de tecido).
Exame: Ácido 5-OH indol-acético urinário
Exame: Clearance de Creatinina
Exame: Citrato
Exame: Oxalato
Neste caso, deve haver um menu para cada exame com o mesmo conteúdo.
Amostra: Urina 24 horas
- Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina.
- Anotar o horário.
- A partir daí, colher rigorosamente todas as urinas (inclusive à noite) e não apenas uma parte, em frasco fornecido previamente pelo laboratório.
- Caso aconteça de esquecer de colher alguma urina, interromper a coleta e iniciá-la novamente no dia seguinte.
- Colher toda a urina do dia e também, integralmente, a primeira urina do dia seguinte, até o horário em que jogou fora a do dia anterior.
- Conservar o material colhido em geladeira.
- Levar ao laboratório imediatamente após a última coleta.
- Informar uso de medicamentos.
Importante:
- É fundamental que seja entregue ao laboratório toda a amostra de urina 24 horas. Qualquer erro nesta coleta implicará em erro nos resultados.
- Evitar fazer a coleta em dias nos quais haja mudança nos seus hábitos (dieta, exercícios físicos, stress, etc).
- Colher as amostras em recipiente fornecido pelo laboratório, pois para alguns exames há necessidade de conservantes especiais no frasco.
Copyright © 2009
|